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4 Passos Criativos que Provavelmente Não Sabia Sobre Como é Feita uma Fragrância

Muito pouco foi contado sobre o processo criativo de uma fragrância. E isso é o início de tudo – alguém transformar uma imagem numa fragrância

 

Sabia que a perfumaria envolve não apenas a ciência de combinar aromas, mas também, um toque de consciência de arte, cultura e filosofia? Sim, é verdade! Se este tema lhe interessa, leia aqui mais alguns factos interessantes sobre como as fragrâncias são criadas.

A verdade é que o processo envolvido na criação de uma fragrância inclui muitos passos complexos e incrivelmente criativos. Envolve principalmente o ponto de vista do perfumista. Quais são as fontes de inspiração dele? Como é que uma fragrância desenvolve de um conceito até à criação final?

1. Vamos procurar inspiração

O conceito original de um novo aroma pode ser baseado numa pessoa, sítio, estado de espírito, ingrediente da fragrância ou outra forma de arte como música, literatura ou artes visuais. Acredite ou não: é tocada música durante o processo de criação para inspiração. São colocadas listas de reprodução aleatoriamente para descobrir o sentimento! Portanto vamos aumentar o volume!

2. Colocar as ideias num resumo

Agora vamos por a criatividade num resumo. É importante saber que existem dois tipos de resumos de fragrâncias: fabricante e criativo. Por um lado, o resumo do fabricante inclui um perfil da fragrância (direção sugerida do perfume, possíveis anotações a incluir), custo estimado de matérias-primas, o cronograma de desenvolvimento, bem como quaisquer outras ideias de embalagem, conceitos de design, estratégia de comunicação.

Por outro lado, o resumo do criativo é uma coleção de palavras, fotografias, cores e canções que representam a ideia! Como pode já saber, todas as fragrâncias começam com uma ideia: o sítio real e o momento real que é suposto a fragrância invocar. Esta é de facto a conexão central da história geral da fragrância. Para nos ajudar a articular a ideia, damos aos nossos perfumistas um resumo para refletirem sobre uma fonte particular de inspiração.

No caso da Rare Flowers Night Orchid, os seus criadores, Frank Voelkl e Annie Buzantian, dois dos mais famosos perfumistas no mundo, consideraram que as flores são a verdadeira tradução para a preciosidade da natureza. São únicas e sofisticadas, como as mulheres.

“Rare Flowers Night Orchid foi inspirada por algumas mulheres muito sofisticadas que conheci na minha vida. Queria criar uma fragrância brilhante, radiante e muito feminina que mostrasse algumas das flores mais raras do mundo e refletisse o caráter excecional destas elegantes mulheres” diz Frank Voelkl.

A inspiração para a Rare Flowers Night Orchid veio das glamorosas mulheres que eu admirava enquanto pequena na Cidade de Nova York – as roupas requintadas, joias lindas e ar de confiança que eles tinham. Essa fragrância destina-se a capturar essa essência numa garrafa”, diz Annie Buzantian.

3. Criar modificações, testes e obter feedback

A partir desse ponto, o perfumista transforma o resumo num aroma criando sucessivas modificações da fragrância e testando as mesmas na pele e em papel, muitas vezes comparando modificações para determinar qual a melhor. Depois, pede a outras pessoas para a testarem. No caso de casas de fragrâncias largas, este passo costuma incluir avaliadores profissionais de fragrâncias, clientes e/ou diretores criativos.

4. Aumentar

O perfumista recolhe todas as informações e tenta ajustar a fórmula para que agrade ao máximo de pessoas possíveis, enquanto se mantém fiel ao conceito da fragrância. Uma vez que a modificação da fragrância final é escolhida, o perfumista aumenta a fórmula para um tamanho de produção.

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